Buscar

Vozes Pescadoras 2: Mulheres debatem demandas e problemas da Lagoa de Ibiraquera

por Gisele Elis Qual a percepção das mulheres sobre o território que vivem? Você já observou como as mulheres analisam e contextualizam o entorno de seu dia a dia de uma maneira ainda mais detalhada?

Durante nossa segunda roda de conversa “Vozes Pescadoras 2”, com Mulheres da Lagoa de Ibiraquera, podemos observar o quanto há carência de ouvir e dar visibilidade a essas vozes. Elas não são ouvidas e muitos menos consultadas nos processos de tomada de decisão.

Imagem do encontro Vozes Pecadoras 2 - Foto: Ateliê de Cinema

No encontro, além de ouvirmos as vozes presentes e suas experiências de vivência com o território, também realizamos uma dinâmica em grupos para levantar e definir as principais demandas e necessidades de melhorias, pela visão dessas mulheres, em duas áreas específicas (com apontamento de problemas e soluções): Esgoto na Lagoa e Ocupação Irregular.

O objetivo é encaminhar essas demandas, através de uma solicitação e encaminhamento ao poder público e legislativo municipal de Imbituba, para esclarecimentos e encaminhamentos possíveis.

Confira as demandas:

Esgoto na Lagoa:

Problemas: Falta de saneamento básico, destinação correta do esgoto e falta de fiscalização

Solução: Tratamento individual para tratamento de esgoto, Diretrizes no Plano Diretor e Normas Construtivas (Código de Construção)

Ocupação Irregular no entorno da Lagoa:

Problemas: falta de fiscalização nas construções, falta de legislação específica e supressão da vegetação da borda da lagoa

Solução: reforçar as equipes de fiscalização, revisão do plano diretor com fundamento ambiental para proteção de áreas de preservação permanente, estimular a retomada do Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA).

Imagens do encontro Vozes Pecadoras 2 - Fotos: Ateliê de Cinema

Saiba mais:

Vozes Pescadoras 2, é nosso terceiro encontro de ações voltadas às mulheres ligadas à cadeia produtiva do pescado e também para a comunidade, como parte do Projeto Mulheres da Lagoa de Ibiraquera, com apoio do Fundo Casa Socioambiental e parceria do Conselho Comunitário de Ibiraquera.


Você pode acessar todas as informações do projeto na matéria: Projeto Mulheres da Lagoa trabalhará a luta por igualdade de gênero e justiça ambiental Acompanhe o Projeto através do nosso site e também em nosso Instagram. _______________________________________________________________________________ Jornalista responsável: Gisele Elis (MTB 6822) Diagramação: Cristiane Bossoni _______________________________________________________________________________ Qual sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou? Para registrar sua opinião, curta e comente a postagem ou envie seu feedback para mulheresunidaspeloclima@gmail.com Ouvir você, é muito importante para nós.


17 visualizações0 comentário