Buscar

Oficinas de Trançado em Palha de Butiá e de Artesanato reúnem mulheres de Ibiraquera

por Gisele Elis


O Projeto Mulheres da Lagoa de Ibiraquera retomou as atividades com a comunidade em 2022 com a realização da Oficina de artesanato com descarte de materiais da construção civil, na Praça de Ibiraquera, e a Oficina de Trançado em Palha de Butiá, no Café Origem.


Oficina de Artesanato com materiais de descarte da construção civil

Esta Oficina fez parte das ações voltadas para o tema resíduos sólidos, com o objetivo de abordar e contextualizar a problemática com o descarte incorreto de materiais da construção civil. Além de ser um dos setores que mais emite gases do efeito estufa.


Durante o encontro, as mulheres participantes aprenderam algumas técnicas para produzir peças de decoração e artesanato com restos de madeira, material usado em grande quantidade nas construções de Ibiraquera. Antes da oficina, foi realizada uma roda de conversa para debater o problema e a busca por algumas soluções.

Imagens da Oficina de Artesanato com resíduos da construção civil Fotos: Ateliê de Cinema


Oficina de Trançado em Palha de Butiá

Com o objetivo de desenvolver atividades de resgate cultural, entramos no penúltimo encontro do Projeto Mulheres da Lagoa de Ibiraquera, com a realização da Oficina de Trançado em Palha de Butiá, que aconteceu no Café Origem Hospedagem, em Ibiraquera.


Além do objetivo de resgatar uma técnica ancestral e cultural do trançado, através de duas artesãs locais, o encontro proporcionou uma conversa sobre o Butiá, planta endêmica da região e ameaçada de extinção.


A espécie de planta nativa possui grande importância para as comunidades tradicionais e vem sofrendo com o desmatamento e as queimadas. "É muito importante investir na educação antes da punição, incentivar a proteção de áreas de restinga, que vem sofrendo impacto da especulação imobiliária e o desmatamento", ressaltou a guia de turismo e geógrafa da localidade, Claudete Medeiros.


A Oficina de Trançado em Palha de Butiá foi uma das mais procuradas pelas moradoras da comunidade e teve grande adesão das mulheres. Foi um momento de muita troca e aprendizado para o grupo.

Imagens da Oficina de Artesanato com resíduos da construção civil Fotos: Ateliê de Cinema


Saiba mais sobre o Projeto Mulheres da Lagoa de Ibiraquera:

O Projeto Mulheres da Lagoa - de Ibiraquera - busca desenvolver ações de educação ambiental com objetivo de sensibilizar, empoderar e unir as diferentes mulheres que vivem no entorno da Lagoa de Ibiraquera, uma das principais lagoas do complexo lagunar do sul do Brasil, com perímetro de 30,478 km e área: 8,935 km². Uma pequena parte pertence ao município de Garopaba e a maior parte à Imbituba, sendo a parte da barra, abrangida pela Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF).


Você pode acessar todas as informações do projeto na matéria: Projeto Mulheres da Lagoa trabalhará a luta por igualdade de gênero e justiça ambiental


Acompanhe o Projeto através do nosso site e também em nosso Instagram.


_______________________________________________________________________________

Jornalista responsável: Gisele Elis (MTB 6822)

Diagramação: Cristiane Bossoni _______________________________________________________________________________

Qual sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou?

Para registrar sua opinião, curta e comente a postagem ou envie seu feedback para mulheresunidaspeloclima@gmail.com Ouvir você, é muito importante para nós.

3 visualizações0 comentário